segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

O saco sem fundo, por Maria Helena RR de Sousa

Tem quem ache que o verbo descobrir para o início da vida em nosso país não está certo. O Brasil não foi “descoberto” por Cabral. O Brasil foi colonizado pelos portugueses depois que Cabral veio dar com os costados aqui e subjugou os índios, que aqui já viviam sabe-se lá desde quando.

E tem quem ache, como os petistas, que foi Lula quem descobriu o Brasil. Descobriu, colonizou, moldou e nele fincou sua bandeira. É tudo deles, ou quase tudo.

Do material ao imaterial, tudo pertence ao PT. A foto do Lula com as mãos encharcadas de petróleo lembra o personagem de James Dean em “Giant” (Assim Caminha a Humanidade, 1956), quando o poço em suas terras começa a jorrar petróleo. Tirando a nenhuma semelhança física entre Dean e Lula, o resto é tal, qual.

Quando Lula está num palanque, aos poucos nos damos conta que ele criou tudo que vemos, as armas, os barões, as praias, os coqueiros, as baianas...

O homem é insaciável e seus partidários alimentam sua fome, querendo mais e mais.

Pensei que fossem se satisfazer com a Capital Federal e seus palácios, afinal de que adianta tanta riqueza sem ter onde e para quem se exibir? Onde estender o tapete vermelho, aterrissar o jato executivo, deslumbrar o povaréu para arrebanhar cada vez mais seguidores e contribuintes para o novo brinquedo petista, a caixinha registradora da vaquinha mococa?

Boba eu. Não pensei em tantas coisas. Mas o PT pensou e hoje já domina bens que jamais pensei fosse querer conquistar, que dirá controlar:

*Você é artista plástico ou colecionador? Já leu o Decreto nº 8.124/2013 publicado no Diário Oficial da União em 18 de outubro passado? O que regulamenta o Estatuto de Museus? Sabe que essa lei garante que o Estado pode declarar qualquer obra de interesse público? A desapropriação é um risco que o colecionador parece correr. Leia o excelente artigo Decreto-confusão, de Márion Strecker (19/02/2014). E procure se informar antes de ceder seus quadros a alguma exposição.

* Você é compositor, músico, arranjador, regente? Então, meu amigo, abra o olho. O PT conseguiu, com alguns amiguinhos dedicados, acampar no ECAD. O que é o ECAD? É o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição, ou seja, a estrutura da gestão coletiva dos direitos autorais. É uma instituição privada que pertence às Associações de Direitos Autorais.

Mas o governo petista preferiu ignorar as dez associações e conseguiu a aprovação de uma lei que lhe dará o direito de interferir no ECAD! Isto é, vai poder nomear oito petistas para tomar conta do que é de, entre muitos e muitos outros, Paulinho da Viola, Alceu Valença, Paulo Cesar Pinheiro... e até meu! Não é uma graça?

Não é, não! Para isso existe o STF que é onde se travará a batalha: os músicos armados com seu talento e a Constituição Federal e o governo com sua cobiça e seu desprezo pelo "livrinho".

Por quem você torce?

Maria Helena Rubinato Rodrigues de Sousa escreve semanalmente para o Blog do Noblat desde agosto de 2005.

Nenhum comentário: