Notícia boa essa. Até que enfim o "operador" foi denunciado em alguma coisa. Será que ele vai sofrer alguma punição desta vez?
É preciso acabar com a impunidade!
Por unanimidade, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei que regulamenta o uso de algemas em todo o território nacional. A matéria será apreciada em segundo turno pela CCJ na próxima semana. O tema voltou à tona após o episódio em que a Polícia Federal (PF) utilizou algemas para prender o banqueiro Daniel Dantas, investigado pela Operação Satiagraha.
"Quando criei o projeto era para evitar que o pobre fosse humilhado. Sei que os abusos são cometidos especialmente contra os mais pobres. Com essa nova clientela de colarinho branco, isso sensibilizou muita gente e o projeto voltou a ser apreciado depois de quatro anos", disse o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), autor do projeto.
Pela primeira vez no ordenamento jurídico brasileiro, o uso de algemas poderá ser regulamentado. Desde 1984, a lei de Execução Penal (Lei 7210) prevê que o Executivo regulamente o assunto por meio de decreto presidencial. A falta de previsão legal por parte do Executivo levou o Congresso a legislar sobre o tema. O projeto ficou parado na Casa por quatro anos.
É assim. Mas vamos ver como irão se pomportar os chefões do narcotráfico, os mandantes do PCC e por aí afora. Irão exigir também o cumprimento da Lei?
Do blog Documento reservado
Ao completar dois anos, a Lei Maria da Penha, que joga duro contra os agressores de mulheres, comemora aniversário com um triste índice. Aumentou mais de 100% o número de denúncias de agressões a mulheres no Brasil em comparação com igual período do ano passado. São números assustadores: De janeiro a junho de 2008 foram feitos 121.891 registros contra 58.417 em 2007.