quarta-feira, 24 de julho de 2013

Rombo na conta externa do país salta 72% no 1º semestre

Gabriela Valente, O Globo

Com a alta do dólar e a fragilidade da balança comercial brasileira, o rombo das contas externas cresceu 72% no primeiro semestre deste ano. O déficit das chamadas transações correntes — o resultado das trocas de serviços e comércio com o resto do mundo — chegou a US$ 43,5 bilhões nos seis primeiros meses do ano: o maior já registrado pelo Banco Central (BC) desde que os dados começaram a ser contabilizados, em 1947.

De janeiro a junho de 2012, o saldo havia ficado negativo em US$ 25,2 bilhões. O resultado já representa 80% do déficit de todo o ano passado. O investimento que o país recebe já não é mais capaz de cobrir essa diferença. Mesmo assim, a expectativa é de melhora por causa da cotação mais alta da moeda americana.

Mais Médicos tem adesão de um terço dos municípios brasileiros

André de Souza, O Globo

Lançado há duas semanas pelo governo, o programa Mais Médicos teve a adesão de um terço dos municípios brasileiros. Segundo balanço divulgado pelo Ministério da Saúde, até segunda-feira, 1.874 das 5.564 cidades brasileiras tinha feito sua inscrição no Mais Médicos. Dentre os 1.290 municípios com alta vulnerabilidade social, considerados prioritários pelo governo, 671, ou pouco mais da metade, aderiram. As inscrições vão até o meio-dia de quinta-feira.

No Rio de Janeiro, 27 dos 92 municípios se inscreveram até segunda-feira. Dos oitos considerados prioritários, quatro aderiram: Seropédica, Queimados, Japeri e Guapimirim. Os outro quatro prioritários no estado são: Duque de Caxias, Magé, Paracambi e Rio de Janeiro.