sábado, 11 de outubro de 2008

Esquerdismo e direito

Do blog Reinaldo Azevedo

Chega-me um ótimo comentário de um promotor, mantido no anonimato por razões óbvias. Leiam. Comento na seqüência:

Reinaldo, sou leitor do seu blog e membro do Ministério Público. Faço parte do conjunto (maior, acredite) de promotores que não concordam com a ideologia da “busca da justiça social” além daquilo que a legislação prevê. Nesse ponto, comungo com a sua visão.

Entendo, porém, que o crescimento dessa "ideologia" tem uma relação muito mais estreita com o igual crescimento, nas faculdades de direito do país afora (há mais de quinze anos), das teorias do chamado “direito natural”, do “direito alternativo” e do “direito achado na rua” (que, no fundo, são teorias que praticamente se confundem, umas com mais tempo de existência, e outras, com menos), e não com o crescimento dos partidos de esquerda.

É claro que o crescimento de partidos de esquerda em um país revela que uma parte significativa da população está a aderir à visão (torta) de mundo que essas agremiações têm, e é natural que essa adesão se reflita em boa parte dos setores da sociedade, não permanecendo o Ministério Público imune a isso.

Mas, decididamente, a morte do raciocínio lógico no ensino da ciência jurídica é que está na raiz de muitos problemas ligados à atuação, por assim dizer, “esquerdista” de órgãos ligados ao Ministério Público e ao Poder Judiciário. O outro fato até pode ter influência, mas menor, bem menor.

É para todos pensarem sobre. Reflitam...

Nenhum comentário: