terça-feira, 1 de março de 2011

Oposição entra com ação no STF contra reajuste do mínimo

Do Valor

Depois das ameaças, os partidos de oposição entraram hoje com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular o artigo do projeto de lei que fixou os próximos reajustes por meio de decreto presidencial.

Na ação, PPS, DEM e PSDB argumentam que a disposição normativa é inconstitucional por ofender "claramente a Constituição Federal", que determina que o salário mínimo seja fixado em lei. "Lei em sentido formal", sustentam.

Para as legendas, afastar do Congresso Nacional a discussão sobre o valor do salário mínimo "não faz nenhum sentido do ponto de vista jurídico nem mesmo do ponto de vista político", pois o Poder Legislativo é "o espaço legítimo e democrático para o debate político acerca do valor do salário mínimo e seus reajustes periódicos".
Pois é...afronta a Constituição já está sendo permitida neste país. Quem estuda Direito que se cuide... vai ter que aprender as chicanas, os embargos "auriculares", as apelações "escrotais" e por ai afora...

Nenhum comentário: