sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

BC reconhece piora no controle da inflação

Fernando Nakagawa e Fabio Graner, O Estado de S.Paulo

O Banco Central reconheceu que o cenário para a inflação piorou desde dezembro. Na ata da primeira reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) liderada por Alexandre Tombini, a instituição admite que a inflação subiu e está acima do centro da meta, mas o BC acredita que a trajetória dos preços deve reagir positivamente à alta do juro.

Entre analistas, há dúvidas sobre essa leitura e o pessimismo com a inflação segue forte, com muitos cobrando uma dosagem mais forte da taxa de juros. Para explicar a subida do juro básico da economia, que passou de 10,75% para 11,25% na semana passada, o Copom subiu o tom na comparação com dezembro ao falar da inflação na ata da reunião divulgada ontem.


No texto, os diretores do BC chamam atenção para o aumento dos preços dos alimentos, o maior do uso da capacidade instalada e o ganho de renda dos trabalhadores.


"No último trimestre do ano passado, a inflação foi forte e negativamente influenciada pela dinâmica dos preços de alimentos", reconhece o BC, ao comentar que essa evolução gera inércia nos índices e piora as expectativas dos analistas para a inflação futura.

Nenhum comentário: